Susana Varela Flor

Doutorada em História, especialidade Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboaem 2010 com uma tese subordinada ao tema «AurumReginaeorQueen-Gold”: “A Iconografia de D. Catarina de Bragança”.entre Portugal e Inglaterra de Seiscentos».

Entre 2006-2012, foi coordenadora da Rede Temática em Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel dos Santos Simões, tendo sido responsável pela inventariação do seu espólio e pela sua transferência para o Museu Nacional do Azulejo. Integrou ainda o Comissariado Científico da exposição evocativa do centenário do nascimento de João Miguel dos Santos Simões em 2007.

Colaborou como docente com o Instituto Superior de Línguas e Administração de Lisboa e com a Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo e Silva, ministrando unidades curriculares na área da História da Arte e do Património. Tem participado em encontros de carácter científico nacionais e estrangeiros e é autora de publicações na área de especialidade de Pintura Religiosa e de Retrato seiscentista. Foi investigadora responsável do projecto «Biblioteca DigiTile: Tiles andCeramiconline» (PTDC/EAT-EAT/117315/2010) financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC). Entre 2012-2019 foi investigadora integrada no Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde desenvolveu umprojecto de pós-doutoramento intitulado «O Retrato Barroco em Portugal (1612-1706): história, arte e laboratório», em parceria com o Laboratório HERCULES da Universidade de Évora, onde é investigadora colaboradora a 20%.

No presente, é investigadora contratada do Instituto de História da Arte da FCSH/NOVA ao abrigo da Norma Transitória [DL 57/2016/CP1453/CT0032].


 

 

 

Buscar en OpenEdition Search

Se le redirigirá a OpenEdition Search